NEWS: Cochrane Convenes Report

Milhões de vidas podem ser salvas se a evidência científica em saúde e a comunicação  forem colocadas na vanguarda da preparação da pandemia

O novo relatório Cochrane Convenes recomenda medidas urgentes entre aqueles que financiam, geram e utilizam evidência para garantir que o mundo está mais bem preparado.

v

Passados dois anos, é evidente que o COVID-19 criou um foco sem precedentes na evidência em saúde para as pessoas que trabalham em governos, empresas e organizações não governamentais, bem como para membros do público. Governos responsáveis e outros organismos "seguiram a evidência", ou pelo menos tal alegaram.

Desde os primórdios da pandemia, organizações de síntese de conhecimento como a Cochrane têm vindo a fazer a análise dos milhares de estudos que estão a ser publicados sobre a COVID-19 para ajudar os decisores a dar sentido à evidência.  A chegada da Omicron só reforçou a necessidade de evidência oportuna, uma vez que os decisores em todo o mundo se esforçavam, mais uma vez, para orientar os serviços de saúde e o público.

Dr. Karla Soares-Weiser, Editor-Chefe, Cochrane explica:"Como muitos outros, tenho estado profundamente preocupada com o alargamento das desigualdades existentes e com a forma como as pessoas já vulneráveis foram desproporcionadamente afetadas.  Como comunidade de produtores e utilizadores de evidência, não estávamos tão preparados para responder à pandemia COVID-19 como poderíamos ter estado."

Procurando aprender com a experiência, em outubro de 2021, a Cochrane convidou líderes de pensamento de todo o mundo para refletir sobre as suas experiências de produção, partilha e utilização de evidência durante a pandemia.  Trabalhando com o copatrocinador OMS, e coorganizador COVID-END, o evento foi convocado com o objetivo de fazer um apelo colaborativo à ação sobre áreas a melhorar. Um relatório resultante, aqui referenciado, discute os desafios específicos enfrentados e apresenta recomendações da reunião.

O relatório Cochrane Convenes destaca três grandes desafios:

  • A resposta evidência à pandemia COVID-19 tem sido injusta – tanto em termos do foco da evidência, de quem a tem produzido e relativamente a quem chega;
  • Os atuais métodos científicos, ferramentas e processos foram empurrados para os seus limites na tentativa de responder a perguntas à velocidade exigida;
  • Perante uma infodemia os investigadores têm lutado para comunicar incertezas científicas e ganhar confiança na evidência disponível.

A Cochrane usará estes insights para garantir que está adequadamente preparada para responder a futuras emergências de saúde globais – e ajudará a construir uma comunidade de evidência que esteja pronta para atender a todos os utilizadores de evidência onde quer que estejam sediados no mundo. Ao longo de 2022, irá envolver-se com um grupo mais alargado de especialistas em disciplinas relevantes, a fim de levar por diante as recomendações mais prementes, incluindo:

  • Apoio à criação de unidades/s de síntese de evidência em países de baixo e médio rendimento para ajudar a combater o desequilíbrio global, bem como garantir uma contribuição forte e mais equitativa dos LMICs para a rede global de evidência;
  • Investir em comunicações científicas que fortaleça a nossa capacidade de comunicar a incerteza de uma forma que os cidadãos entendam, assim como ser mais proactivo na comunicação científica;
  • Fortalecimento de ferramentas, métodos, processos e relações para garantir uma resposta rápida e relevante de evidência a nível nacional e global para a próxima emergência de saúde global.

O relatório exorta igualmente as principais partes interessadas na geração de evidência e a utilizar para tomar medidas urgentes:

  • Financiadores para fornecer recursos para satisfazer necessidades de investigação nacionais e internacionais, que devem abordar as desigualdades; e, em particular, para fundir a geração de evidência, comunicação, redes e infraestruturas em países de baixo e médio rendimento;
  • Políticos para exigir evidências; ser transparente sobre como (e o que) evidência são usadas na tomada de decisões; e manter aqueles que deliberadamente criam e partilham a desinformação para prestar contas;
  • Investigadores para aumentar a transparência da investigação e a partilha de dados; e passa o alarme sobre estudos fraudulentos;
  • Comunicadores científicos para aprender o que funciona na comunicação da incerteza, gerando confiança na evidência e combatendo a desinformação.

"Todos vimos como a pandemia COVID-19 e os seus impactos mais amplos têm reivindicado muitas vidas em torno do mundo. O evento Cochrane Convenes foi organizado por um sentido de responsabilidade para aprender com as nossas experiências de resposta de evidência para que possamos estar mais bem equipados para futuras emergências de saúde”, diz  Karla Soares-Weiser, Editora-Chefe, Cochrane.

A comunidade Cochrane constitui uma poderosa e diversificada rede global, que podemos aproveitar para impulsionar a mudança. É claro que não podemos, nem vamos fazê-lo isoladamente. Espero, portanto, que este relatório seja um apelo à ação dos financiadores, dos líderes políticos e de outras partes da comunidade de investigação para se juntarem a nós para levar em frente as recomendações. "

Ler e fazer o download do relatório completo 

Ler e fazer o download do resumos