Sobre a Cochrane Portugal

 

A Cochrane Portugal tem como objectivo representar a Cochrane Internacional a nível nacional. 

A nossa missão é promover a realização e divulgação de Revisões Sistemáticas (Revisões Cochrane) assim como colaborar com os diversos intervenientes na saúde: profissionais de saúde, investigadores, associações de doentes, orgãos governamentais. A Cochrane Portugal também procura parcerias com os países de língua portuguesa. 

O nosso objectivo para a divulgação de evidência da Cochrane inclui diferentes estratégias adaptadas às audiências nacionais e locais, incluindo traduções de revisões sistemáticas e seus sumários em Português, resumos portugueses de evidências publicados em revistas nacionais- os chamados "Cochrane Corners" - e outros como a Newsletter. Também proporcionamos oportunidades de formação para investigadores e metodologistas clínicos, assim como apoio para a realização de revisões sistemáticas  Cochrane por autores nacionais. 

A Cochrane Portugal tem presentemente três centros associados sediados nas Faculdade de Medicina das Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto e dois centros afiliados localizados na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade da Beira Interior e na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.