Sobre a Cochrane Portugal

A Cochrane Portugal representa o Centro Cochrane Iberoamericano e tem como objectivo actuar como um ponto de contacto para a Cochrane em Portugal. A nossa missão é promover a realização e divulgação de Revisões Cochrane e colaborar com os parceiros interessados (profissionais de saúde, investigadores, associações de doentes, órgãos governamentais). A Cochrane Portugal também procura estabelecer parcerias com os países de língua portuguesa (Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, etc.).

O nosso objectivo para a divulgação da evidência Cochrane inclui diferentes estratégias e produtos, adaptados às audiências nacionais e locais, incluindo traduções de revisões sistemáticas em Português, resumos portugueses de evidências publicados em revistas nacionais – os chamados "Cochrane Corners" - e outros. Também proporcionamos oportunidades de formação para investigadores e metodologistas clínicos, assim como apoio para a realização de revisões sistemáticas Cochrane por autores nacionais.

A Cochrane Portugal tem presentemente três unidades: o Centro Colaborador Português da Rede Iberoamericana e o Grupo Cochrane das Doenças do Movimento, ambos sediados na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; e a Unidade do Porto da Rede Iberoamericana, com base no CINTESIS, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.